Indicação do blog

terça-feira, 30 de junho de 2015

Como escolher pisos e revestimentos na hora de construir?

Hoje vamos dar algumas definições e dicas importantes pra você que está prestes a entrar na fase de acabamento da sua construção. O mercado está repleto de produtos inovadores e de qualidade, saiba diferenciar e entender qual a melhor opção para o seu caso.

Revestimento cerâmico – Pisos e revestimentos cerâmicos são usados no Brasil desde a colonização portuguesa e ainda estão presentes na construção civil. Você encontrará opções de peças rústicas, artesanais ou industrializadas, em diferentes formatos e cores (a camada de cera aplicada possibilita muitas opções de desenhos).

Piso cerâmico – Fonte: www.solucoeslucymizael.com.br

Vantagens: Fácil limpeza; grande variação de desenhos e cores.
Desvantagens: Dificuldade na execução de acabamentos; menor durabilidade em locais de muito fluxo; pode riscar e lascar com facilidade.

Revestimento Porcelanato – O porcelanato é um produto que, em sua fabricação, passa por um processo de queima a mais de 1200 graus Celsius, é composto por uma mistura de porcelana e minerais, dando origem a um produto mais homogêneo e resistente. Pode ser encontrado com diversos tipos de acabamentos: polido, natural, esmaltados, EXT, acetinado.

Porcelanato aplicado no piso e parede – Fonte: divulgação Portobello

Vantagens: Grande durabilidade; facilidade pra encontrar peças de maior dimensão no mercado; grande variação de marcas e preços; ótimo acabamento em recortes e quinas.
Desvantagens: Exige maior atenção na limpeza, o uso de produtos errados pode gerar manchas e riscos; peças de formatos maiores precisam de maior cuidado no manuseio e instalação.

Piso de Madeira – Os pisos de madeira maciça são comumente escolhidos por quem deseja um lugar aconchegante e versátil para acompanhar qualquer tipo de decoração. Pode ser instalado em diversos formatos, como tábuas de assoalhos, tacos ou parquetes, mas é importante investir em uma madeira de qualidade.  Hoje em dia é comum e viável o reuso da madeira de demolição (onde nobres madeiras utilizadas em casas antigas são recuperadas).

Piso madeira – Fonte: www.parketiguassu.com.br

Vantagens: Se bem cuidado, pode durar por muito tempo; por ser considerado um piso quente causa mais conforto térmico; um processo de sintecagem é suficiente para ocultar riscos.
Desvantagens: O acumulo de pó e sujeira pode danificar o piso; peças de madeira exigem manutenções frequentes; a exposição ao sol pode causar manchas permanentes; valor de compra e instalação alto.

Piso Laminado – Placas revestidas de fórmica que recebem impressão de textura e cores parecidas com a madeira, muito utilizada por quem deseja um ambiente mais aconchegante, sem necessidade de um grande investimento. Podem ser encontradas no mercado em diversas espessuras e níveis de resistência.

Piso laminado – Fonte: divulgação eucatex

Vantagens: Instalação rápida; em reformas, pode ser aplicado por cima de outro piso; limpeza fácil.
Desvantagens: O contato com áreas úmidas não é indicado; durabilidade pequena (de cinco a dez anos); aparência artificial; absorve menos o barulho de passos.

Piso Vinílico – O piso vinílico pode ser encontrado em diversos formatos e cores, e é considerado um material sustentável por ser composto por matéria prima reciclada, como o PVC. É indicado para lugares que possuem uso infantil, pois é um revestimento atóxico, antialérgico e confortável termicamente.

Piso vinílico – Fonte: Divulgação Eucatex

Vantagens: Grande durabilidade; Instalação rápida; limpeza fácil; antialérgico; não escorrega; possibilita composições com várias cores.
Desvantagens: O contato com áreas úmidas não é indicado; na hora da limpeza, objetos pontiagudos podem cortar a manta; não possui rodapés do mesmo material.

O mercado atual ainda oferece muitas outras opções, além destes produtos você pode encontrar um leque de revestimentos decorativos, como: pedras naturais, revestimentos de vidro, ladrilhos hidráulicos e placas cimentícias. Revestimentos decorativos será o tema da próxima semana.

Ficou com alguma dúvida? Nos envie um e-mail ou curta a página no facebook





Nenhum comentário:

Postar um comentário